• Wipe é igual a Engov: um antes e um depois

    Você instalou aquele ROM maravilhosa e, de repente, começou a conviver com Forced Closes, contas que desaparecem, aplicativos que só funcionam em dia de chuva, chamadas que nunca se completam, reboots aleatórios e outras dores de cabeça???



    A culpa, sinto dizer, provavelmente é sua. Reparem que na maioria dos tópicos, quando surge esse tipo de problema, a primeira solução apresentada é o famoso wipe. Como eu disse no título, wipe é como Engov: faça um antes de instalar a nova ROM, um após a instalação, e livre-se dessas dores de cabeça.

    Não vou ser simplista a ponto de garantir que o wipe resolverá todos os problemas. Mas que resolve a grande maioria, isso podem ter certeza?

    E por que as pessoas não o fazem? Desconhecimento? Preguiça? Medo de perder os dados? Sei lá. Só sei que o trabalho é tão pequeno, comparado com a dor de cabeça, que não vejo justificativa para não fazê-lo.

    Então vamos entender melhor o que e como fazer.

    Antes de aplicar a nova ROM

    1. Faça um belo backup dos seus aplicativos e dados. Não vou repetir o que já foi dito e discutido, leiam esse artigo. Um bom backup é útil não apenas para a troca de ROM, portanto façam já!
    2. Copie todo o conteúdo dos SD Cards (interno e externo, se houver) para um PC.
    3. Formate os SD Cards.
    4. Execute o script de limpeza do kernel, se existir para o seu modelo de aparelho. Na FAQ do Galaxy S tem o link para o respectivo script.
    5. Vá no recovery e faça as seguinte limpezas: format system, wipe data / factory reset, wipe cache partition, wipe dalvik cache. As nomenclaturas podem ser um pouco diferentes, dependendo do Recovery instalado...

    Após aplicar a nova ROM
    1. Vá no recovery e faça as seguinte limpezas: wipe data / factory reset, wipe cache partition, wipe dalvik cache. Reparem que não tem mais o format system. Muita gente questiona a necessidade de dar essa segunda limpeza mas o ponto é: por que não?
    2. Volte o conteúdo dos SD Cards que estava no seu PC.
    3. Volte o backup dos seus aplicativos e dados.

    Nesse artigo existe uma discussão mais detalhada sobre como trocar de ROM. Lá fala sobre os wipes/formats, aqui é só uma visão resumida, mais focada nessa limpeza.
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Wipe é igual a Engov: um antes e um depois iniciado por Lior Messer
    Comentários 5 Comentários
    1. Avatar de Cáfaro
      Cáfaro -
      hahahahaha, muito bom Lior!!!

      o depois só não vale pra galnet stable ics, se fizer fica em loop
    1. Avatar de Albieri[SPAM]
      Albieri[SPAM] -
      Disse tudo.
      Muitos do FCs são resolvidos pelos WIPES....
      Outra coisa importante, muitos estão testando o ICS e nem todos os apps funcionam para este sistema, logo pode causar FCs tb.

      Abs
    1. Avatar de k4du
      k4du -
      Vlw lior; desse jeito é quase impossível dar problemas futuros.
    1. Avatar de Lior Messer
      Lior Messer -
      Atualizando com uma dica do rodmsantos: é importante também fazer o wipe do "battery stats" para não ter problema do aparelho pensar que ainda tem alguma carga quando na verdade está zerado...
    1. Avatar de rootpower
      rootpower -
      Otima dica, descobri a trancos e barrancos que realizar todos os wipes é fundamental pra zerar o aparelho, deixa-lo limpo pra uma nova rom.