Ver Feed RSS

Lior e seu Android

Conectando seu Android ao PC

Avalie este Post de Blog
por em 22/11/11 às 19:15 (2468 Visualizações)
          
Nome:      connect.png
Visitas:     2241
Tamanho:  3,7 KBHá algum tempo atrás, nosso colega Nono postou uma matéria sobre a “morte” do Kies (o software da Samsung para conexão Android-PC). O post gerou um bate-papo interessante e me fez pensar sobre a necessidade de conectar um aparelho Android a um PC (ou Mac, ou Linux, tanto faz...). Será mesmo necessário?

Se formos levar essa pergunta ao extremo, podemos dizer que não. Como um típico produto da Google, o Android foi desenhado para viver na nuvem e não em um PC. Todo o sincronismo pode ser feito via Wi-Fi (ou 3G). Até mesmo para aplicar uma ROM custom, não é necessário estar conectado a um PC. Sim, existem situações em que só mesmo estando conectado ao PC (geralmente, casos de recuperação de problemas mais graves ou atualização de ROM stock), mas estas são exceções.

Então eu posso simplesmente esquecer que é possível conectar meu Android a um PC? Bem, não exatamente... Por mais que um aparelho Android seja poderoso e flexível, existem operações que são mais eficientes se feitas em um PC conectado ao Android. Sim, eu sei. Os tablets possuem telas maiores, pode-se conectar um teclado, etc, etc...

Vou falar um pouco da minha experiência, quando senti necessidade de acessar meu Android via PC e das ferramentas que já usei. Não vou fazer uma análise detalhada de nada e nem uma lista completa das ferramentas para acessar um Android a partir de um PC. A ideia é puramente abrir para discussão, ok?

O primeiro caso é a manipulação de arquivos do SD Card. Existem diversos gerenciadores de arquivos para o Android, eu uso o Astro e gosto muito dele. Mas quando é necessário manipular muitos arquivos ou visualizar muita coisa de uma única vez, eu prefiro usar o PC. O bom é que não preciso de nenhum software pata isso, monto o SD Card como um disco e uso o velho e bom gerenciador de arquivos do Windows, ponto.

Outra situação é algo que também foi discutido aqui no fórum: por mais que seja fácil editar um contato no Android, experimentem ter de editar dezenas ou centenas de contatos para acertar o código da operadora de longa distância, ou deixar todos os números formatadinhos, ou definir qual é “residencial”, qual é “comercial”, etc.

Há algumas semanas atrás, minha esposa comprou um Galaxy Ace. Ela tinha uma lista de contatos no antigo celular (não Android...) e outra no Outlook. Em ambos os casos eu podia gerar arquivos “.vcf” e importá-los no Ace. Ok, mas e para conciliar as duas listas em uma única? Faz isso no Android, quero ver.

Mais uma: durante minhas aventuras para desenvolver minha animação de boot customizada (e descobrir porque não funcionava no Gingerbread da Samsung!), tive que manipular as pastas do sistema diversas vezes, copiando/movendo/apagando/renomeando arquivos. Eu poderia fazer isso com o Root Explorer mas, uma vez mais, era bem mais fácil fazê-lo pelo PC.

Os softwares dos fabricantes para conexão Android-PC (o “finado” Kies da Samsung, o Sony Ericsson PC Companion e outros...) normalmente oferecem diversas funcionalidades, além da atualização de versão do Android: backup de contatos/agenda/chamadas/SMS/arquivos, etc. Tirando o Kies (que Deus o tenha... longe de mim!), eu tive boas experiências com o da Sony Ericsson e até mesmo o da Nokia.

Mas por que ficar preso ao software do fabricante do aparelho? Que tal usar um aplicativo “genérico”, que pode se conectar a qualquer aparelho Android? Assim, quando você eventualmente trocar de fabricante, não precisa aprender tudo de novo...

Ainda nos tempos do Sony Ericsson jurássico, eu usei o MyPhoneExplorer. Ele permitia editar contatos, calendário, lista de chamadas e SMS. Também permite copiar arquivos entre o PC e o aparelho, assim como visualizar status da bateria, do sinal de celular e outros. Também era possível exportar/importar contatos com o Outlook e outros, assim como o calendário. E, para fechar, cópia de arquivos entre PC e aparelho. O tempo passou, a Sony Ericsson adotou o Android e o MyPhoneExplorer foi junto. Ele faz tudo isso para Android. É necessário instalar um cliente no seu aparelho Android. E, para ficar ainda mais fácil, pode se conectar via Wi-Fi ou Bluetooth, além do cabo USB...

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MyPhoneExplorer.JPG
Visualizações:	982
Tamanho: 	68,0 KB
ID:      	1471

Na mesma linha, existe o Mobilego. Além de tudo que o MyPhoneExplorer faz, o Mobilego tem facilidades para gerenciamento de mídia: ao copiar músicas e videos, ele automaticamente converte para um formato compatível com o seu aparelho, se for necessário. E edita listas de execução de músicas, edita fotos, etc, etc. Para fechar, faz backup (e restaura, claro) de lista de chamadas e SMS, além dos aplicativos instalados.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mobilego.jpg
Visualizações:	988
Tamanho: 	41,8 KB
ID:      	1472

Mudando um pouco o foco, temos o Android Commander. Ele é voltado ao usuário mais experiente em Android. Nada de manipular contatos, SMS, etc, etc. O Android Commander manipula arquivos (copia, apaga, etc, etc), inclusive nas pastas do sistema, no caso de acesso root. Além disso, tem pode gerenciar os aplicativos instalados, instalar aplicativos a partir do PC, fazer backup dos aplicativos instalados, etc. E tem também uma tela de terminal, podendo executar comandos do ADB e scripts. E, para fechar, pode visualizar bancos de dados SQLite. Tudo com uma interface simples, mas funcional.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Android Commander.jpg
Visualizações:	971
Tamanho: 	84,4 KB
ID:      	1473

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Android Commander2.jpg
Visualizações:	966
Tamanho: 	28,3 KB
ID:      	1474

E você, qual é a sua experiência conectando Android-PC?